Sai Uma Francesinha

Uma francesinha come-se com os amigos. Enquanto se come uma francesinha, fala-se de tudo: cinema, música, gajas, política, paneleirices, coisas sem sentido, anedotas, exposições... É de algumas dessas coisas que aqui se fala, umas mais regionais, outras nem tanto, outras mais culturais, outras ainda mais banais.

quinta-feira, janeiro 05, 2006

Galiza na hora galego-portuguesa












Os nossos irmãos do norte, relamam a hora GMT também como sua e decidiram atrasar os ponteiros do relógio uma hora para celebrar a viragem do ano juntamente com os seus colegas de fuso (ie., todos os que se regem pela hora zero: a do meridiano de Greenwich).
Espanha fica noutro fuso horário (-1 hora) e pertence ao meridiano da hora central europeia (ECT, European Central Time), que partilha com os países da Europa central, casos da Alemanha, França, Itália, mas também com países de Leste, tais como a Roménia (!!). Como é possível que tal aconteça? Noutros países existe uma adopção de cada zona aos seus fusos horários reais, pelo que não me parece que seria por causa desta medida que o nosso vizinho ibérico visse ameaçada a sua coexão como país.
Parece-me descabido que pessoas que estão no mesmo meridiano que nós, numa mesma faixa horária, possam ter como hora a mesma dos romenos. Fora todas as consequências que tal problema traz para o quotidiano das pessoas: ter que se levantar e ir trabalhar bem de noite, sonos trocados, depressões. Logo, consequências com implicações graves a nível de saúde dos cidadãos.
Quem não se lembra dos tempos do nosso querido Cavaco Silva, onde foi adoptada a hora central europeia durante um determinado período de tempo? Eu lembro-me. E bem! Tinha aulas às 8 da manhã na universidade e eram nove horas e ainda mal tinha nascido o dia. Foi um período de depressão para muita gente. Um período onde o mal humor reinava, juntamente com os sonos trocados e a predisposição para adormecer em qualquer lado.
E para que serviu tal medida? Apenas para que os nossos políticos e os big bosses aqui da praça não tivessem que se levantar mais cedo quando tinham reuniões em Bruxelas ou Luxemburgo.

Por tudo isto (e mais) aqui fica a nossa homenagem aos nossos irmãos.

2 Comments:

  • At 10:05 da manhã, Blogger ptolo said…

    Pelo que tive a ver no teu mapa, a Roménia já não se rege pela hora central europeia. O que não invalida o teu texto, já que a Noruega também funciona pela hora europeia e extende-se ainda mais para ocidente que a Roménia.
    Já me tinha questionado mais do que uma vez sobre a questão da hora na Galiza. Coitados.
    Abraço

     
  • At 7:49 da tarde, Blogger hermenegildo said…

    Tens razão. Após uma observação mais atenta constato que a Roménia já faz parte do fuso horário -2 em relação à hora zero do GMT, o que não invalida, como tu dizes, a questão em causa. Por exempl, a Polónia fica mais ou menos no mesmo fuso que a Roménia e a sua hora é igual à dos galegos.
    Obrigado pela correcção e participa sempre.

    Abraço

     

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home